Lançamento do Projeto Social Horta Comunitária

A Prefeitura de Itaiópolis através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social realizou o Lançamento do Projeto Social Horta Comunitária, no Bairro Lucena. O evento foi realizado no dia 08 de agosto as 09:00 horas no próprio terreno, o qual foi cedido pela Prefeitura de Itaiópolis com autorização do Conselho Municipal de Habitação.

No dia reuniu-se representantes da Epagri, CAUUP- Centro de Apoio Terra Viva a Agricultura Urbana e Peri urbana região Metropolitana de Joinvile, Cooperativa UNIPAFI, Secretaria de Obras, Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação , Moradores do Bairro, Sindicato dos Servidores Públicos de Itaiópolis e Prefeito Municipal de Itaiópolis senhor Gervásio Uhlmann.

O Projeto tem como objetivo Geral Promover o direito à alimentação de qualidade e a segurança alimentar e nutricional no cotidiano familiar através da construção da horta comunitária com a plantação de produtos orgânicos.

No decorrer do Projeto temos como metas:

·          Incentivar a plantação de alimentos orgânicos;

·         Organizar grupos para o cuidado da horta comunitária e elaborar cronograma de atividades para as famílias participantes do projeto;

·         Promover palestras socioeducativas com as famílias, através de orientações sobre a dinâmica familiar envolvendo temas relacionados à vivência familiar, à direitos familiares e individuais,

·         Informar e orientar as famílias sobre a importância de conhecer os alimentos para decidir sobre o seu consumo e resgatar hábitos saudáveis;

·         Incentivar o consumo de alimentos com valor nutricional adequado;

·         Orientar as famílias sobre direitos sociais;

·         Diagnosticar necessidades familiares e realizar encaminhamentos para as demais políticas públicas e/ou para a rede de serviço socioassistencial;

O CRAS vem elaborando este projeto desde o ano de 2012 e pretende lançar mais Projetos de Hortas em outros Bairros da Cidade.

Ações como o Programa Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar fazem parte das estratégias desenvolvidas pelos governos para que a alimentação adequada inerente à dignidade humana seja efetivada.

Assim sendo, os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, como uma unidade pública estatal, destinado a oferecer serviços socioassistenciais no seu território de abrangência, com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, tem o comprometimento de desenvolver ações que possam contribuir para que a alimentação adequada seja inserida na rotina familiar, visando minimizar situações de vulnerabilidades em decorrência da má alimentação.

É com esta finalidade que o Projeto “Proteção Familiar, Alimentar e Nutricional” surge através de uma articulação com demais políticas públicas, para trabalhar com famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade econômica e/ou com insegurança alimentar e que através deste projeto pretende-se orientar as famílias sobre o manuseio dos alimentos, o valor nutricional de cada alimento, aliados a construção de uma horta comunitária como projeto piloto.

Pois a alimentação é um Direito Humano garantido pela constituição, estratégias devem ser desenvolvidas pelas três esferas de governo juntamente com a sociedade civil para que este direito seja assegurado.