DIVERSIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES JÁ COMEÇA DAR RESULTADOS

O Município de Itaiópolis vem ao longo dos anos investindo na diversificação das propriedades rurais, e uma das alternativas encontradas foi à produção de frutas e verduras.        

Abençoado por um clima diversificado, Itaiópolis conta com regiões onde é possível produzir frutas de clima tropical como a tangerina, laranja, banana, etc. e também frutas de clima temperado como pêssego, ameixa, uva, caqui, maçã, entre outras, incluindo as famosas peras.        

A comunidade de São Pedro distante a aproximadamente 15 km do centro da cidade de Itaiópolis, conta com um bom número de produtores de peras, que nesse ano de 2013 iniciaram a colheita em meados de janeiro e comemoram a expectativa de boa produção. Além da pêra, podemos encontrar em Itaiópolis produtores de maçã, que iniciam a sua colheita já em meados de dezembro, mas é no período de produção de peras que vai de janeiro a abril, que podemos encontrar em menor escala um maior número de variedades de frutas e verduras produzindo. São elas: pêssegos, ameixas, caqui, uvas, melancia, além de uma grande leva de produtos oriundos da olericultura.Em maio inicia-se a colheita de tangerinas da variedade do Rio e Ponkan, as quais abrem o mercado para que em julho inicie a colheita da variedade Montenegrina, frutas essas produzidas em uma região mais baixa do município (370 m nível do mar) que tem clima bastante diferenciado do clima da sede.Para quem tem interesse em comercializar ou apenas degustar o sabor das frutas itaiopolenses, fica aqui o convite para nos visitar.

Os contatos podem ser feitos diretamente com os produtores ou na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itaiópolis pelos fones (47) 3652 2211 ramal 212 ou pelo (47) 8424 1466 com o secretário Sr. Luciano Cordeiro.