Prefeitura Municipal de Itaiópolis recebe reunião da União Municipal de Defesa Civil do Planalto Norte

Na última terá-feira (13), no município de Itaiópolis, ocorreu a reunião da União Municipal de Defesas Civil do Planalto Norte (UMDECPLAN) região de Campo Alegre a Porto União. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e teve como objetivo apresentar aos representantes dos municípios a importância dos trabalhos de prevenção através de ações permanentes de redução de desastres e de seus efeitos.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Canoinhas, Porto União, São Bento do Sul e Três Barras além da AMPLANORTE (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense).   A próxima reunião está marcada para dia 10 de agosto em Canoinhas.

Na oportunidade foi destacado que os trabalhos de prevenção é importante porque é através da avaliação e detecção de áreas de risco, identificando ameaças em potencial que se inicia realização de ações para amenizar ou reduzir a ocorrência de desastres, bem como, suas consequências.

A Defesa Civil atua como um órgão de segurança para as pessoas, por este motivo é fundamental estabelecer parcerias com os diversos órgão/entidades e secretarias do município.   O Presidente da UMDECPLAN, Aluisio Moreira falou da necessidade da elaboração do Mapa das Áreas de Risco, da necessidade de equipamentos; dificuldades de estrutura e o desconhecimento da comunidade em geral sobre a atividade desse órgão.  Nesse sentido, foi debatido a importância da criação e do trabalho dos Conselhos Municipais, pois é necessário que esta esteja integrada nas ações de seu município.

O representante da Defesa Civil de Itaiópolis Cássio Bilicki falou que o município está passando pelo 7º Decreto de Situação de Emergência, que o município tem 1.295 Km quadrados em extensão territorial e que o sistema de transporte escolar percorre 3.976 km/dia. Todos esses dados demonstram as dificuldades da Defesa Civil no município. No entanto, o prefeito Hélio Wendt disse estar ciente das dificuldades, mas que tem uma preocupação em aperfeiçoar e estruturar a Defesa Civil municipal, tendo em vista que os eventos climáticos estão se tornando mais frequentes e intensos em todo o país.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis