Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS inicia as atividades em Itaiópolis

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Habitação, deu inicio nas atividades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com atividades semanais direcionadas às famílias como: Projeto Arte em Família e Projeto de Olho na Melhor Idade.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é um espaço físico onde funciona um serviço municipal de atendimento psicossocial às famílias vulneráveis em função de pobreza e de outros fatores de risco e exclusão.

O CRAS objetiva o atendimento de famílias, entendendo que no ambiente familiar temos crianças, adolescentes, adultos e idosos. Famílias beneficiárias do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada ou inscritas no CAD único, fazem parte do público alvo para atendimento pelo CRAS. Também são atendidas famílias que encontram-se em situação de fragiliação de vínculos afetivos, e situações de vulnerabilidades sociais.

Projeto – Arte em Família

O projeto “Arte em Família” desenvolve atividades semanais em dois grupos, sendo que cada encontro é composto por dinâmicas de grupo, aplicadas pela psicóloga Sandra Carla Brandt. Ainda dentro do projeto tem a Oficina de pintura, com a orientação da Roseli P. Franzoi. Após as atividades é fornecido um lanche aos participantes do projeto.

O objetivo principal deste projeto é fortalecer a função protetiva das famílias através de reflexão sobre a dinâmica familiar e práticas interativas entre os seus membros.

Projeto – De Olho na Melhor Idade

O projeto “De Olho na Melhor Idade” está realizando atividades para quatro grupos: dois de ginástica, através da orientação do profissional de Educação Física Belmiro Gomes. Nestes grupos são desenvolvidos exercícios físicos apropriados aos idosos e, num segundo momento uma roda de conversa, onde os participantes socializam histórias vivenciadas, dentre as quais, algumas serão selecionadas para posteriormente, no final do ano, serem publicadas em um livreto.

Os outros dois grupos são de dança de salão com os professores de Dança Joel e Luciana. Estes grupos trabalham com movimentos da dança de salão, bem como, com o seu aspecto cultural e ainda com as diversas habilidades que acompanham esta atividade como: lateralidade e equilíbrio. Ao final de cada atividade, dos 04 grupos, é servido um lanche ao participantes.

As atividades do projeto “De olho na Melhor Idade” tem por objetivo criar condições para que o idoso se integre na sociedade evitando seu isolamento e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

Ambos os projetos fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que é um serviço psicossocial desenvolvido com as famílias no espaço físico do CRAS, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da sua qualidade de vida.

Maiores informações podem ser adquiridas na sede atual do CRAS que fica na Rua Coronel Antônio Correa, 200, Centro ou pelo telefone 3652-1274.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis