Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação realiza atendimento em Moema

Na última quinta-feira (15), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação juntamente com representantes do Conselho Tutelar, por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, estiveram na localidade de Moema, no salão São Sebastião, oferecendo os serviços que cotidianamente são realizados na sede da Secretaria e do CRAS.

Trata-se de um projeto pioneiro em nosso município que surge para levar atendimento e prestar informações à população rural, a qual, devido as grandes distancias, acaba ficando desprovida dos serviços sociais a que tem direito conforme preconiza a Constituição Federal de 1988, ao expor que um dos objetivos da Seguridade Social é a “uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais”(CF 1988, Art. 194).

Foram atendidas crianças, adultos e idosos, famílias que foram incluídas no Cadastro do CRAS e Cadastro Único e que agora passam a fazer parte do banco de dados e poderão ser incluídos em projetos sociais.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Hélio Wendt, a primeira dama Gislaine Maria Wendt, e o Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain.

Foram ofertados vários serviços dentre os quais: Palestra com o tema: “Direitos e Deveres dos Idosos”, proferida pela acadêmica de Direito, Marilise Kraiewski,e logo após esclarecimento de dúvidas com o Promotor de Justiça Pedro R. Decomain.

Palestra sobre “Ervas Medicinais” com Antonio Pinotti e troca de experiências sobre o assunto com os populares presentes.

O acadêmico de Educação Física Belmiro Gomes, aplicou atividades de ginástica demonstrando aos participantes a importância de manter atividades físicas rotineiras proporcionando melhoria de qualidade de vida.

O evento dispôs ainda, de uma técnica de enfermagem que estava apta para aferir pressão arterial e disponibilizar informações e fazer encaminhamentos relacionados à Saúde.

Orientações sobre benefícios sociais e direitos da criança e do adolescente, direitos dos idosos e informações sobre programas habitacionais, foram disponibilizadas durante todo o evento através de assistentes sociais, psicóloga, engenheiro civil e conselheiros tutelares.

Uma vez por mês a equipe do CRAS Volante estará se deslocando até uma comunidade rural para que atendimento da Secretaria de Desenvolvimento possa ser ampliado, proporcionando à população o acesso aos benefícios e serviços sociais a que tem direito. A equipe da Secretaria estará no próximo mês na localidade de Pratinha abrangendo também as localidades dos arredores como Rio da Nova Esperaça, Rio do Bispo, Bahia do Itajaí e Bahia dos Ímpio.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis