Secretaria Municipal da Saúde promove Programa de Saúde Bucal nas Escolas de Itaiópolis

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando a prevenção e recuperação da saúde bucal, realizando ações de escovações introdutórias aos alunos da 4ª série das escolas municipais e estaduais do município.Esse trabalho é realizado por uma profissional odontopediatra, juntamente com profissionais da Secretária da Saúde, que além da escovação distribuem kits com escovas e creme dental aos alunos, que ainda assistem palestras que ajudam a desenvolver o auto cuidado. Com este programa a Secretaria Municipal da Saude está realizando nas escolas do ensino fundamental a escovação dental com dentifrício fluoretado, aplicação tópica de flúor e palestras, sob a orientação visando à prevenção de doenças bucais, prioritariamente a cárie dental e doença periodontal.Mais de 2000 alunos já receberam os kits com escova e creme dental, onde o programa já foi desenvolvido: Centro Educativo Itaiópolis, Escola Municipal Bom Jesus, Escola Estadual Virgílio Várzea, Escola Estadual Odir Zanelatto, Escola Municipal Renascer, Escola Municipal Rio da Estiva, Escola Estadual São João Batista, Escola Estadual Antonio Blaskoski e Escola Estadual Paulo Cristiano Heyse.

Atendimento Odontológico

O atendimento odontológico da Secretaria Municipal da Saúde é realizado em 09 unidades de Atenção Básicas, distribuídas nas 06 regiões sanitárias. Também possui atendimento odontológico o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a APAE do município. As unidades fazem diariamente o atendimento, e o acolhimento para tratamento é realizado em datas marcadas pelas próprias unidades. O atendimento é disponibilizado para adultos e crianças sem restrições de idade.

Abastecimento de água seguro

A Secretaria da Saúde mantém  convênio com a UNIVALE – Universidade do Vale do Itajaí, para análise e vigilância dos teores de flúor na água de abastecimento público no município. São realizadas coletas mensais de amostras de água e enviadas para o Laboratório de Vigilância Sanitária do Flúor da UNIVALE, assim o controle dos níveis exatos de flúor na água de abastecimento são mantidos dentro das condições necessárias para o consumo e para a boa saúde. O controle do flúor na abastecimento de água é condição fundamental para que se evite excessos, que podem comprometer a saúde da população, ou, quantidades insignificantes que não atenderiam a função a que se destina. “Todo o programa de prevenção que reduza qualquer doença, como a cária, evita-se gastos públicos com seu tratamento”, disse o Secretário da Saúde Dr. Rodrigo Muniz Malat.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis