Cine Clube Paraguaçu estréia em grande estilo e deixa um ‘gostinho de quero mais!" Mas, domingo já tem nova sessão, não perca!

Espaço amplo, escurinho e um bom filme passando na tela… quem resiste a um cineminha?

"O dia de hoje marca o retorno de Itaiópolis às telas de Cinema." Essa frase, dita pela Secretária Municipal de Indústria Comércio, Turismo e Lazer do Município de Itaiópolis, Carolina Gaio, deu início à célebre inauguração do Cine Clube Paraguaçu na última quinta-feira (05/03) no Salão Hugo Dylla, Centro Histórico de Alto Paraguaçu. Apoiaram também esta ideia o Prefeito Municipal, Helio César Wendt – em nome da Prefeitura, o Pároco Sr. Bolislau Bajl, o Presidente do Caep, Mário Andrzejewski, a comunidade de Paraguaçu, grandes patrocinadores da área comercial e, com certeza, cada presente nessa marcante estréia.

O espaço onde o evento foi realizado – e onde serão as sessões aos domingos – possui 95 lugares que foram completamente lotados – com exceção da primeira fileira, o que, convenhamos,  normalmente não é muito prestigiada em qualquer cinema no país – na inauguração estreada com "Assalto ao Trem Pagador", uma série exibida no ano passado no quadro "Casos e Causos" pela emissora paranaense de TV – RPC e que contém filmagens realizadas no próprio Centro Histórico, devido à arquitetura local ser semelhante à da época do fato. O que explica a escolha ‘bem sacada' do filme que abriu as sessões de cinema em Itaiópolis.

Com duração de nove minutos e dezenove segundos, o filme registra os fatos ocorridos em Videira (SC), localidade de Pinheiro Preto – futuro município –  em 24 de outubro de 1909, ocasião do primeiro roubo registrado no Brasil ao malote em dinheiro de um trem pagador. O montante era destinado ao pagamento dos empregados na construção da EFSPRG e o fato foi denominado de Assalto ao Trem Pagador de Pinheiro Preto.

De acordo com a Secretária, o programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura chegou ao município devido à intenção do Iphan em dinamizar o Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu. "Após o tombamento do Bairro e do entendimento do que isso representa, estamos sendo vistos com outros olhos pelo Governo Federal", ressalta.

A preservação do patrimônio histórico possibilitou que o município de Itaiópolis fosse incluído no PAC das Cidades Históricas, estando entre uma das 05 cidades catarinenses participantes. Cidades de referência e tradição histórica como São Francisco do Sul e Laguna e outros dois centros urbanos: Joinville e Florianópolis. Todo Plano de Ação foi elaborado pela equipe da Secretaria que, além da Secretária Carolina Gaio, conta com os chefes do Departamento de Cultura, Raquel Zanelatto e Baltasar Andruchewicz, sem esquecer a colaboração do estagiário Junior. "Agradeço muito a esta equipe tão competente, que é sempre referida pelo Iphan como a menor equipe entre os municípios participantes do Pac, mas a que responde com melhor eficácia às solicitações.", declara Carolina, durante a inauguração.

Se você se interessa por cinema brasileiro e quer saber mais sobre o Cine Clube Paraguaçu, acesse o nosso blog: http://cineclubeparagua.blogspot.com/. Ali você confere as novidades do cine, bem como informações sobre os filmes que estarão em sessão, além do espaço aberto para comentários produtivos. E não esqueça: Todo domingo às 16:00h o Salão Hugo Dylla reserva um filme ou vídeo-documentário diferente, valorizando o cinema nacional  e os clássicos que, claro,  sempre valem a pena "ver de novo"! Neste domingo (07/03) será exibido "O menino da Porteira", duração de 90 min., e no próximo, dia 14 de março, "Charles Chaplin", o inesquecível "vagabundo" e gênio do cinema mudo dará o ar de sua graça.  Como dica, para aproveitar melhor o cinema, fica uma frase do mestre: "Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação."

A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer de Itaiópolis agradece a receptividade da comunidade de Alto Paraguaçu, da Paróquia Santo Estanislau, bem como a todos os patrocinadores, colaboradores e demais prestigiadores do evento.

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer –

Departamento de Cultura