Projeto de Promoção da Saúde com ênfase em Atividade Física da Secretaria Municipal de Itaiópolis foi aprovado pelo Ministério da Saúde

Preocupados com a prevenção e a promoção da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Itaiópolis desenvolveu um projeto e concorreu a um edital do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde obtendo aprovação.

O Edital autorizava repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde Municipais, Estaduais e do Distrito Federal para incentivo à implantação, à implementação e ao fortalecimento e/ou continuidade das ações específicas da Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na integração das ações de Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis com a Estratégia de Saúde da Família para o ano de 2010.

As propostas de ação dos entes federados que atendiam aos critérios de elegibilidade foram avaliados e APROVADOS sendo um deles o projeto da Secretaria Municipal da Saúde de Itaiópolis, intitulado "ITATIVA", o qual vai receber uma verba no valor R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). Este projeto foi desenvolvido com os profissionais Daniel Rogério Petreça – Profissional de Educação Física – e Fabíola Herbst Rodrigues – Fisioterapeuta.

O "ITATIVA" será iniciado em 2010 com o objetivo de proporcionar a prática regular e orientada de atividade física para a população idosa do município, além de contribuir com a orientação, educação e sensibilização da população dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida ativo.

"A preocupação de promover e manter a saúde devem ser ressaltadas para a população, que cada vez mais, necessita em sua rotina diária da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos das doenças crônicas degenerativas não transmissíveis.", ressalta o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo César M. Malat.

O Secretário reconhece, porém, que uma política pública saudável não significa apenas facilitar o acesso da população a serviços médico-assistenciais de qualidade. "É necessário também uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população para se enfrentar os determinantes da saúde em toda sua amplitude e assim realmente termos resultados na área da saúde pública.", admite.

A Secretaria de Saúde do Município de Itaiópolis, no entanto, destaca a importância de estimular  ações de vigilância, prevenção de doenças e promoção da saúde, oportunizando acesso a toda população às práticas corporais – atividade física – formando, assim, uma cidade saudável. De acordo com Malat, é possível colocar em prática de modo contínuo a melhoria do ambiente físico e social utilizando todos os recursos da comunidade.