Secretaria de Educação aplica as Provas e Provinhas Brasil no Município

A Secretaria de Educação de Itaiópolis já está realizando as Provas Brasil e  Provinhas  Brasil, nas  escolas da Rede Municipal de ensino.

Tanto a Prova Brasil quanto a Provinha Brasil são avaliações elaboradas pelo MEC e enviadas aos municípios, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A Provinha Brasil é uma avaliação realizada com as crianças em nível de alfabetização, matriculadas no 2º ano de escolarização. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado, bem como rever planejamentos e metas, tendo em vista, adotar novas medidas pedagógicas à realidade dos alunos e das escolas.

Já a Prova Brasil é uma avaliação realizada com os alunos de 4ª e 8ª séries (quinto e nono ano) do Ensino Fundamental, onde os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas, além de um questionário socioeconômico com o objetivo de fornecer informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

"A partir dos resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação e os Gestores das Escolas de Itaiópolis poderão definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação", explica a Secretária Municipal Maria Aparecida W. Linzmeier.  Outro ponto frisado pela Secretaria de Educação dentre as suas ações é a redução das desigualdades, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas, direcionando, assim, seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.  "Priorizamos todas as áreas de educação do Município, mas é importante termos um levantamento que nos direcione aos focos em que há maiores debilidades a serem corrigidas.", reconhece Maria Aparecida.

Secretaria Municipal de Educação de Itaiópolis. "Educação de qualidade é o nosso maior desafio".