Diretores de escolas do Município recebem repasses em Reunião

Os Diretores das Escolas Estaduais, Municipais e dos Centros de Educação Infantil e as Diretoras da APAI e do NAES de Itaiópolis se reuniram na quinta-feira, 03 de setembro com a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Linzmeier, no Salão Nobre da Prefeitura. O motivo foram alguns repasses importantes a serem transmitidos aos professores e alunos do Município.

O repasse inicial foi o do Cirurgião Dentista Josnei Franzói, que iniciou a reunião falando sobre o Programa "Brasil Sorridente", um programa do governo federal a ser implantada nas escolas para as turmas de 1ª a 5ª série do ensino fundamental. Outro repasse foi dado aos diretores pelo presidente da Associação Empresarial de Itaiópolis, José Carlos Linzmeier, a respeito da organização da Festa do Boi e Frango Ralado no Espeto, a ser realizada nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Ele fez também um convite às escolas para que participem e incentivem as crianças para uma apresentação de talentos no dia 24, sábado, a partir das 14:00 h em Alto Paraguaçu, durante a festa.

A Assistente Social Marina Martinechen, o Chefe do Departamento de Habitação, Francisco Antônio Pinotti, e o Chefe do Departamento de Ação Comunitária, Julmar Zerger, que integram a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Município, também repassaram algumas informações quanto ao Bolsa Família e a Campanha " A violência dói", que envolve crianças e adolescentes e por isso a importância de que os diretores de escola estejam cientes e repassem aos professores e alunos dicas e cuidados que possam evitar qualquer tipo de violência dentro e fora da escola.

Outro repasse importante foi quanto à reciclagem do óleo de cozinha usado. A guarda mirim de Itaiópolis está iniciando esta campanha e a Secretaria de Desenvolvimento Social pede a colaboração dos diretores das escolas na divulgação para os professores e alunos e também pede a sua colaboração, para que todo o óleo de cozinha usado não seja jogado fora e, sim, guardado para posterior recolhimento, envio a postos de coleta e reciclagem. Por isso é importante que os Itaiópolenses não joguem mais o óleo usado no ralo da pia ou em qualquer outro lugar. O óleo deve ser guardado em garrafas PET para que em breve seja recolhido pela Guarda Mirim.

O Chefe do Departamento de Habitação, Francisco Antônio Pinotti, fez outro repasse convidando as escolas para participarem do "Concurso de Maquetes", aberto ao Ensino fundamental – 1ª a 8ª série – referente ao Projeto Habitacional de Lucena.

A chefe do Departamento de Cultura, Raquel Zanelatto, também esteve presente e falou sobre um novo projeto cultural a ser implantado no Município e que em breve será divulgado a todos com mais detalhes.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Linzmeier, também fez o seu repasse informando que a final do Soletrando municipal possui local, data e horário definidos. Será, portanto, dia 03 de outubro às 14:00 h na Casa da Cultura. Os pais dos alunos participantes também devem estar presentes e a transmissão da final do soletrando está para ser confirmada com as rádios pela Secretária de Educação.

A secretária Municipal também confirmou a realização das sessões cívicas em cada escola, ocorridas neste sete de setembro, e também em frente à Prefeitura com a participação das escolas E. M. Bom Jesus, Centro Educativo (CEI), E.E.B Virgílio Várzea e apresentação da Guarda Mirim. A sessão em frente à Prefeitura teve início às 08:00 h.

Maria Aparecida ainda repassou um esclarecimento quanto à participação dela no 2º Fórum Extraordinário de Educação, realizado pela Undime/SC, em Lages, no mês passado. O tema do fórum foi a Municipalização do Ensino Fundamental e o Secretário Estadual da Educação, Paulo Roberto Bauer, deixou claro, na ocasião, que os Municípios de Santa Catarina não serão obrigados a implantar esse projeto em 2010 devido ao projeto-lei ainda estar em discussão na Assembléia Legislativa. Assim, a Secretária de Educação, Maria Aparecida Linzmeier, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, decidiram que não haverá essa implantação em Itaiópolis em virtude da não-obrigatoriedade e às dificuldades financeiras do Município.

Outro recado dado na reunião aos diretores das instituições de ensino foi quanto à avaliação especial do Estágio Probatório de professores e funcionários que entraram no último concurso realizado em 2008. Essa avaliação do estágio probatório acontecerá nestas semanas.

E para encerrar a reunião do dia três de setembro, o Secretário Executivo da Defesa Civil de Itaiópolis, Cássio Bilicki, apresentou os objetivos da Defesa civil no Município e pediu para que os cuidados com a gripe A (H1N1) continuem, "porque ainda existe o risco de contágio", alerta ele.