ITAIÓPOLIS SOMA RECURSOS JUNTO AO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (CDR) PARA AMPLIACÃO DE ESCOLAS

Na manhã desta última terça-feira, 30 de junho, o Prefeito Municipal de Itaiópolis, Helio César Wendt reuniu-se com os demais Conselheiros dos Municípios vizinhos para, em conjunto, decidirem e aprovarem os projetos apresentados por cada representante municipal do Planalto Norte Catarinense ao Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). A reunião foi a 6ª realizada este ano, sendo que a mesma ocorre uma vez por mês em um município diferente. Desta vez, Itaiópolis ficou responsável por receber o Conselho e sediar a 41ª Reunião do CDR no mês de junho, que ocorreu na Associação dos Servidores Públicos de Itaiópolis (A.S.P.I.) e foi presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Abel Schroeder, da 25ª SDR de Mafra.

Estiveram presentes os representantes dos municípios do Planalto Norte Catarinense de Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Papanduva. O objetivo desta reunião mensal é o de cada representante municipal apresentar projetos que visem o desenvolvimento do seu município para que possam ser reconhecidos e aprovados pela maioria dos Conselheiros, no intuito de se conseguir os recursos necessários junto ao governo para pô-los em prática. "É uma maneira de revermos os amigos representantes de outros municípios e saber o que cada um tem realizado pelo seu município e assim trocarmos ideias, além de ser uma oportunidade de conhecermos novos profissionais.", complementa o Prefeito Municipal de Itaiópolis, Helio César Wendt a respeito da importância da realização destas reuniões mensais.

Dos 15 projetos apresentados, após votação, todos foram aprovados por unanimidade. Entre eles, as propostas Itaiópolenses de ampliação da Escola Renascer, avaliada em R$ 65.481, 17 e a ampliação da Escola Isolada Rio da Areia com custo de R$ 88.972, 41. A pedido da Secretaria de Indústria, Comércio, Cultura Esporte e Lazer, representada pela Secretária Municipal Carolina Gaio, a proposta de publicação da apostila: "Patrimônio Arquitetônico e Artístico do Município de Itaiópolis e região", produzida pelos alunos do Curso Técnico de Conservação e Restauração de Pinturas Murais da Escola Técnica da Universidade do Paraná,  também foi aprovada pelo Conselho e contará com o recurso de R$ 60.020,00 para a sua realização.

Em menção às propostas do Município de Mafra quanto ao pedido de recursos para a construção de pontes de concreto em Rio da Areia, São Lourenço, Vila Ruthes e na divisa Mafra/Rio Negrinho, o Prefeito Municipal de Itaiópolis também levantou que o mesmo problema ocorre no município, já tendo sido necessário um mutirão de socorro para a construção urgente de pontes, a princípio de madeira. De acordo com o Prefeito, é importante refazê-las em concreto por motivos de segurança e, portanto, esse já será um projeto a ser apresentado na próxima reunião, após levantamento correto dos recursos necessários e de quantas pontes serão necessárias.

Neste mês de julho, está prevista a 7ª Reunião deste ano que será sediada no município de Mafra, de acordo com o Secretário de Estado do Conselho Regional, Abel Schroeder.