Prefeitura discute implantação de sistema de informações geográficas

A prefeitura municipal de Itaiópolis recebeu, na última quarta (18), no período da manhã, a visita de dois representantes da GeoMais, empresa prestadora de serviços de engenharia na área de geoinformação. Em forma de palestra, que foi feita no salão nobre, os profissionais demonstraram alguns serviços que a empresa oferece tanto para empresas públicas, quanto privadas. Foi relatado para representantes da administração, dentre eles, o secretário Itamar José Francez e o topógrafo Élcio Hahn, como é feito as primeiras coletas de informações para alimentar um sistema de dados geográficos.

No início, é realizado um vôo panorâmico na cidade, que apura informações que posteriormente serão cruzadas com as existentes na prefeitura. Em suma, o primeiro passo consiste em tirar uma radiografia aérea da cidade, ou ainda, uma versão pormenorizada e essencial do programa Google Earth. O interesse da prefeitura em adquirir o sistema é notório, pois facilitará os trâmites nas áreas de tributos e projetos. Como resultado do Sistema de Informações Geográficas (Sig), o município vai deter uma base de dados completa, além de tematizar por segmentos, conforme solicitação dos parâmetros especificados em consulta ao banco. Nesse caso, os representantes citaram a prefeitura de Balneário Camboriú – SC, que já colhe resultados positivos com o novo sistema.

Segundo o prefeito municipal, Ivo Gelbcke, "pretendemos modernizar a administração pública municipal, e o primeiro passo é investir no projeto de modernização da administração tributária e gestão dos setores sociais básicos (Pmat), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (Bndes)", enfatizou Ivo. Participaram também da palestra, a secretária municipal da saúde, Laurita Ellwanger e os vereadores, Marcos Eugênio Cardoso e Ileuza Hübner.