Prefeito e secretários de Itaiópolis participam da reunião do CDR em Papanduva

O prefeito de Itaiópolis, Ivo Gelbcke, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Lazer, respondendo interinamente pela secretaria de Administração, Itamar José Francez e o secretário da Saúde, Paulo Sérgio Mirek, participaram na terça-feira (11) da reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), o qual aconteceu na Escola de Educação Básica Alinor Vieira Corte, em Papanduva. Os conselheiros foram recepcionados pelo prefeito de Papanduva, Humberto Jair Damaso Ribas e pelo presidente do CDR e secretário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Deodato Raul Hruschka.

O encontro contou com a explanação do gerente Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) em Mafra, Osmar Carpem, sobre as barreiras para manter o Estado de Santa Catarina livre da febre aftosa. O relações empresariais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luiz Nakayama, aproveitou o evento para divulgar o trabalho da instituição, a qual visa oferecer linhas de financiamento para o desenvolvimento do Estado.

O secretário regional Deodato Raul Hruschka, presidente do CDR, comentou sobre o novo programa da Companhia de Habitação – Cohab, destinado às famílias com renda superior a dois salários mínimos, além de discutir a questão do gás natural na região, informando que deve ser realizado um levantamento de dados sobre o provável consumo nos municípios de Mafra, Itaiópolis e Papanduva, para comprovar a viabilidade da ampliação da instalação nesta região.

Na seqüência, os projetos encaminhados pelos municípios foram postos à deliberação dos conselheiros. Do município de Itaiópolis os projetos atendem as necessidades da área de Educação, Saúde, Cultura e Esporte. Todos foram aprovados, dependendo agora da disponibilidade financeira do Estado para viabilização.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento que contou com a comunidade e demais autoridades, entre elas, o prefeito de Monte Castelo, Sirineu Ratoschinski, o prefeito de Rio Negrinho, Alcides Grohskopf, o prefeito em exercício de Campo Alegre, Vilmar Grosskopf; o vice-prefeito de São Bento do Sul, Ernesto Rank; e o secretário Adir Kuss, representando o prefeito de Mafra, João Alfredo Herbst.