2ª Etapa da Vacinação contra paralisia infantil

Atenção pessoal, assunto sério! Postos de saúde de todo o município realizam hoje, sábado, dia 25, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de acabar com a doença em todo o mundo. É importante que todas as pessoas que têm na família ou na vizinhança crianças abaixo dos cinco anos de idade lembrem da campanha e levem seus filhos até o posto mais próximo da sua casa. O horário de Atendimento é das 8 horas até as 17 horas, não fechando para o almoço. Os postos de saúde abertos são: Unidade de Saúde do centro (em frente ao posto Ipiranga), Bom Jesus, Lucena, Moema, Rio da Estiva, Poço Claro, Iracema, Paraguaçu, Distrito de Itaió.


Dica importante

 Pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança. Além da vacina contra a paralisia, também estarão disponíveis nos postos outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) , hepatite B e rotavírus. 

O que é Poliomielite?

A Poliomielite, também chamada paralisia infantil, é uma doença grave causada por um micróbio que entra no corpo da pessoa sadia pela boca.É uma doença que passa de uma pessoa para outra com muita facilidade. O Micróbio sai do corpo do doente principalmente pelas fezes, ou ainda quando o doente tosse, espirra ou fala.A poliomielite começa como se fosse um resfriado. A pessoa tem febre, vomita e sente dores no corpo. Na maioria das vezes, a doença fica só nisso; não se agrava. Mas, Mesmo que o doente não piore, está espalhando o micróbio da doença.Algumas vezes, o micróbio entra no corpo da pessoa e a doença pode se agravar e aparecer à paralisia de uma perna ou de outras partes do corpo. Nesses casos, quando o doente não morre, fica paralítico.