Apae realizou concurso de redação e desenho

Em comemoração a Semana do Excepcional, que acontece nos dia 21 a 28 de agosto, a EEE. Irmã Teonília (APAE Itaiópolis), realizou um Concurso de Redação e Desenho, durante o mês de julho e envolveu toda a Rede Municipal e Estadual. As alunos vencedores do concurso, ganharam uma viagem ao Beto Carrero Word.

A vencedora na categoria redação foi a aluna Manueli de Souza Sabatke, estudante do Centro Educativo Itaiópolis. E o vencedor da categoria desenho foi o aluno Luciano A. Pereira, estudante da Escola Isolada Rio da Areia.

De acordo com a diretora da APAE, Vitória Maria Kowalski de Laerda, os alunos participaram, em companhia dos professores, do XIV Encontro Nacional das APAE's, o qual acontece anualmente.

Uma equipe avaliou os trabalhos. Participaram da avaliação, a secretária de Educação, Cleusa Hubner Kazmierczak, a chefe de Departamento da Casa da Cultura, Raquel Zanelatto, e as funcionárias da APAE, Micheli Wendt Sarmento, Patrícia Lourenço de Souza, Vanusa Giovana Kacehel. Stolt e Cristiane Batista Soares Veiga.

A diretora Vitória, agradece em nome da APAE, a participação de todos os alunos e apoio que recebeu para o Concurso.

Redação vencedora

Igualdade de oportunidades: Um tema aceito por todos?

Apesar de sermos todos iguais perante os olhos do nosso Pai celestial, não nascemos todos iguais e perfeitos. Mas em uma coisa somos iguais: todos temos diferenças.

Não precisamos ser iguais a Deuses gregos para sermos aceitos, muito menos galãs de novela, basta sermos nós mesmos.

Quem disse que para ser gente precisa ter olhos verdes ou azuis, ser de boa estatuta, magro, moreno e com olhar conquistar?

De nada adianta falar: "Eu não sou preconceituoso", da boca para fora!

Por que não enxergamos através das aparências?

Muitas vezes, pessoas, que ao nosso ver são DIFERENTES, são mais dignas de receber o nome de ser humano. E as pessoas que as excluem, dignas da nossa compaixão.

As deficiências internas não fazem com que julguemos as pessoas que as têm como seres diferentes… Porquê?

Muitas pessoas cultivam o ódio, o desamor, isso é uma deficiência, e porque em uma entrevista de trabalho somente as deficiências aparentes são levadas em consideração?

Para mudar isso precisamos agir rápido e começar pela conscientização das crianças, que na futura geração poderão reverter esse quadro.

É claro que não podemos afirmar que "ser diferente é normal", podemos afirmar que o ser diferente deve ser normalmente aceito como outro e qualquer ser, filho de Deus.

Manueli de Souza Sabatke, estudante do Centro Educativo Itaiópolis

Desenho vencedor

Luciano A. Pereira, estudante da Escola Isolada Rio da Areia.