Prefeitura de Itaiópolis sedia curso para profissionais da área pública

Numa iniciativa do colegiado de contadores que fazem parte da Ampla Norte e em parceria com a Empresa Pública está acontecendo o Curso de Contabilidade Pública com reuniões mensais sediadas na Prefeitura Municipal de Itaiópolis. Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), os contadores, controladores internos, pessoal responsável pelo patrimônio público e licitação, além do planejamento, participam do segundo módulo do curso. Na quinta-feira o assunto será "Administração do Patrimônio Público" com explanação do secretário de Finanças de Jaraguá do Sul, contador e advogado, Alexandre Alves e na sexta-feira "Indicadores Econômicos", com o secretário de Administração de Jaraguá, contador e consultor de empresas, Celso Orlando Pirmann.

O primeiro módulo aconteceu nos dias 28 e 29 de junho e enfocou o tema "Planejamento Governamental" com o professor pós-graduado de Economia e Contabilidade, Ademir Deschamps do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). De acordo com a chefe do Departamento de Contabilidade da Prefeitura, Araci Gelbcke Wielewski, o curso prevê oito módulos, os quais têm como objetivo debater assuntos relacionados ao controle e administração dos bens públicos, bem como a atualização nas áreas competentes.

Outros temas estão previstos para o curso. Entre eles, Sistema Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação, Prestação de Contas e Relatórios Contábeis, Custos e Almoxarifado, Tramitação das Contas Municipais junto ao TCE/SC e Responsabilidade Solidária dos Servidores Públicos e, Arrecadação Municipal e retenções do ISS.

Segundo o prefeito Municipal, Ivo Gelbcke, os espaços da Prefeitura estão a disposição para cursos como este, que vão trazer muito conhecimento aos participantes e sendo assim, irão promover uma melhor qualidade no desempenho das administrações municipais. Estão participando os municípios de Bela Vista do Toldo, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Porto União Santa Cecília, Santa Terezinha e Três Barras.