Planalto Norte terá Universidade Federal

A região dos municípios que compõem a AMPLANORTE, Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Canoinhas está inserida no Território da Cidadania, Programa Federal. Caracteriza-se pelo baixo nível de investimentos federal e estadual, falta emprego, tem pouco dinamismo econômico. Além disso, há êxodo de jovens para grandes centros urbanos em busca de ensino superior gratuito, de qualidade e melhores condições de mercado de trabalho.

Este foi um dos motivos que levou uma comitiva, liderada pelo presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp, a Brasília buscar políticas públicas para a educação. Foi uma mobilização em prol da vinda de um ensino público gratuito para a região. Os prefeitos estão preocupados com o desenvolvimento econômico e qualificação, pois os jovens que saem não retornam, ficam nas grandes cidades. O intuito é criar atrativos para a permanência deste jovem aqui na região. A comitiva foi ao Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior – SESU para construir a possibilidade da vinda de uma Universidade Fronteira Sul, que deve estimular o crescimento e o desenvolvimento, criar novas competências para recuperar a condição de força econômica existente nas décadas de 70 e 80.

Além do Secretário do SESU, Paulo Speller, os prefeitos conversaram também com a Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais e com o deputado Pedro Uczai, o qual apoia e já está articulando para a expansão do campus. Ele ainda deu orientação para construir a ideia com a reitoria da Universidade, que fica em Chapecó.

Este foi o pontapé inicial. O próximo passo é o agendamento de uma Audiência Pública em um dos municípios, a qual deve reunir sociedade, reitoria, entidades, entre outros, para discutir a viabilidade e demonstrar o interesse no campus.

A Instituição

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Tem campus em Chapecó (SC) – sede da instituição -, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva – e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

Acompanharam o prefeito Aldomir Roskamp na chamada Agenda Federativa, entre os dias 11 e 13 de março, Israel Kiem, prefeito de Major Vieira; Gilberto Damaso da Silveira, prefeito de Bela Vista do Toldo; Luiz Alberto Rincoski Faria, prefeito de Canoinhas; Gervasio Uhlmann, prefeito de Itaiópolis; Dario Schicovski, prefeito de Papanduva; Roberto Agenor Scholze, prefeito de Mafra e Aloisio Francisco Salvatti, vice-prefeito de Porto União; Helio Daniel Costa, Secretário Executivo da AMPLANORTE; a assessoria de Projetos da entidade; a Secretária de Saúde de Itaiópolis, Jucemara Schmitz e o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado, Luiz Cesar Batista.