Dia de campo sobre Produção de Fumo Orgânico movimenta agricultores em Itaiópolis

A agricultura orgânica vem se destacando no cenário produtivo no Brasil. Em todos os setores da agricultura iniciativas de produção orgânica são bem aceitas e incentivadas. Produtos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos e de produção ecologicamente correta tem se destacado e ganhado o gosto dos consumidores em geral.

Ao encontro desse nicho de mercado, a produção de fumo orgânico vem ganhando destaque nesse cenário. Com preços bastante atrativos e tecnologias em desenvolvimento, aquela ideia de que produzir organicamente era sinônimo de “roça no mato” e “furada de bicho” se tornou coisa do passado, e muitos produtores estão aderindo a esse novo sistema de produção.

Itaiópolis é o segundo maior produtor de fumo convencional do estado de Santa Catarina e o 11º no ranking nacional. Hoje conta com mais de 2200 famílias envolvidas na atividade. Já na produção orgânica os números ainda são baixos, mas tem crescido abruptamente ano após ano, o que deve continuar acontecendo nos próximos anos devido a grande disputa de mercado  e o alto valor pago por este fumo, sendo que este valor pode chegar a agregar 100% a mais que o valor pago pelo fumo convencional.