Por uma sociedade diferente, uma mensagem da APAE-Itaiópolis
Sendo esta semana, 21 a 28 de agosto, dedicada às pessoas com necessidades especiais, nós da APAE de Itaiópolis gostaríamos de falar um pouco sobre o preconceito que ainda existe em nossa sociedade e em todos os lugares freqüentados por estes cidadãos. Há muito tempo já se sabe que estes indivíduos são capazes de desenvolver habilidades tanto educacionais quanto para o trabalho e viver em sociedade com os considerados "normais". Mas isso só é possível se nós criarmos o acesso a eles, isto consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos de inteligência na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.
Quando falamos em acessibilidade não estamos falando apenas de adequação física e, sim, de um acolhimento que envolve incentivo, afetividade, credibilidade, amizade, como ocorre nas demais relações humanas. Então, faz-se necessário compreender e aceitar as diferenças existentes entre todas as pessoas para que não sejam apenas vistas de forma negativa. Todos sempre temos algo a oferecer e com eles não é diferente.
A inclusão social é o primeiro passo para a construção de um novo tipo de sociedade, que acontece por meio de transformações nas atitudes das pessoas criando um lugar para todos. É neste sentido que a inclusão escolar se torna de extrema importância, em que as pessoas com necessidades especiais convivem com os demais podendo assim desenvolver suas capacidades e minimizando as suas dificuldades.
E isso fica evidente no nosso dia-a-dia quando observamos o progresso dos alunos incluídos no ensino regular. Pois estes têm a oportunidade de ter uma vivência que não se limita aos muros da escola especial.
Como conseqüência, porém, é necessária também a inclusão no mercado de trabalho, pois não é a diferença que determina a competência e, sim, as habilidades individuais de cada pessoa.
Precisamos, portanto, pensar que as diferenças se tornam iguais quando aceitas, pois nos acrescentam valores morais de respeito ao próximo. Ou seja, todos devemos ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades diante da vida.
"Tome uma atitude: quebre as barreiras e construa você também a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual."
Uma mensagem da Equipe Técnica da APAE de Itaiópolis na Semana Nacional do Excepcional – 21 a 28 de agosto.
Marina Marquetti
Michelly Wendt Sarmento
Patrícia Lourenço de Sousa
Vanusa Jovana Kachel Stolte