Informativo da Biblioteca Pública Municipal “Governador Jorge Lacerda”

A Biblioteca Pública “Governador Jorge Lacerda”, conta com um vasto arquivo de informações. São livros, teses, monografias, vídeos especializados, coleções de DVDs, veículos de imprensa local, e base de dados eletrônica.

Tem importante papel como centro disseminadora de informação e conhecimento, tendo por objetivo buscar produtos e serviços como objeto de construção e otimização, oferecendo a comunidade recursos e tecnologias com prioridade na orientação para elaboração de pesquisas, reconhecendo a importância estratégica na gestão do conhecimento.

A comunidade também tem acesso gratuito à internet para pesquisas escolares, acadêmicas e empréstimo de livros. Basta fazer um cadastro comparecendo às suas dependências, munido de documentos pessoais (RG ou CPF).

Para maiores informações, falar com a funcionária responsável Rejane Gadotti, ou ligar para 3652-1007.

ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO

O Arquivo Público e Histórico de Itaiópolis realiza separação, organização, registro dos documentos, clippings (recortes de reportagens) e o arquivo permanente dos mesmos.

A comunidade procura por documentos antigos, referente à origem de suas famílias. Também realizam pesquisas em fontes documentais, fotos e acontecimentos do município.

O Arquivo Público está sob a responsabilidade da funcionária Juliana Reichardt, que faz toda limpeza dos materiais até seu arquivamento.

“PROGRAMA MAIS ALIMENTOS

O Acervo do “Programa Mais Alimentos” contém DVDs, Livros, Revistas, Folhetos do Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais.

Este material encontra-se na Biblioteca Pública Municipal “Governador Jorge Lacerda” e está à disposição dos leitores gratuitamente, para consulta e empréstimos. É um material muito interessante, contendo informações e sugestões ao setor produtivo, para melhoria dos padrões de qualidade e competitividade.

DOAÇÃO

Para realizar a doação de documentos, fotos, revistas, jornais, mapas, plantas, documentos pessoais (dos primeiros colonizadores), os interessados deverão comparecer no Arquivo Público mediante identificação do(s) mesmo(s) e deverá assinar o Termo de Doação.

A doação se faz importante pelo fato de se preservar a história, e memória do município, sendo que há grande procura dos mesmos, para pesquisas históricas, preservação cultural e também pesquisas acadêmicas.

ESPAÇO DO SABER DIGITAL

O Espaço do Saber Digital, junto à Biblioteca, numa parceria da Embraco / Whirlpool e Prefeitura Municipal de Itaiópolis, oferece cursos gratuitos de Informática Básica e Avançada durante todo o ano, direcionados ao público de todas as idades.

Para 2014, os Cursos continuarão sendo oferecidos gratuitamente para toda a população. Serão disponibilizados Informática Básica e Pacote do Office com a orientação do Instrutor Giacomo Luís Pivovar.

Os interessados poderão fazer a matrícula nas duas primeiras semanas do mês de fevereiro. Informações mais detalhadas serão divulgadas em data oportuna.