3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

No dia 26 de Julho de 2011, realizou-se na UNC – Universidade do Contestado município de Mafra, a 3ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa tendo como tema “O COMPROMISSO DE TODOS POR UM ENVELHECIMENTO DIGNO NO BRASIL”.

A Conferência aconteceu a partir de uma parceria entre os município que compõe as 25ª e 26ª Secretarias de Desenvolvimento Regional – SDR e a AMPLANORTE – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense.

O objetivo geral da Conferência Regional foi debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, particularmente na Região e no Estado de Santa Catarina, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, na perspectiva de sua efetivação.

A assistente social Maria de Lourdes da Silva, da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Rio Negrinho, proferiu palestra elucidando sobre a situação atual da pessoa idosa na sociedade, seus direitos, os avanços e os desafios que a pessoa idosa enfrenta.O debate acerca do assunto foi enriquecido através das discussões em grupo sobre os 11 eixos temáticos propostos pela Comissão Organizadora Regional.

O município de Itaiópolis fez-se presente às discussões da Comissão Organizadora e à 3ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa através de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e do Conselho Municipal do Idoso. Estiveram presentes também, representantes dos municípios de Mafra, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Porto União, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira.Cada município teve aclamado durante a Conferência os Delegados governamentais e não-governamentais que deverão participar da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que deverá acontecer nos dias 14 e 15 de Setembro em Balneário Camboriú.