Liberado convênio do PAC das Cidades Históricas para Itaiópolis

O primeiro dos três convênios pleiteados pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer foi assinado no final de dezembro e deve ser licitado nos próximos dias. O recurso de R$ 692.591,67 será utilizado para a elaboração de projetos e estudos que contribuam para preservação de bens culturais, ordenamento do espaço e restauração de patrimônios. Será realizado projeto de sinalização turística, plano viário, plano de mobilidade urbana, projeto de requalificação do Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu e Projetos de Restauro para 14 edificações, sendo 9 localizadas em Paraguaçu e as demais no interior do município.

O Plano de Ação para as cidades históricas em Itaiópolis teve início em agosto de 2009 e foi desenvolvido pela Secretária Municipal, Carolina Gaio e por Raquel Zanelatto, Chefe do Departamento de Cultura, sob orientação de consultores do IPHAN. Foram propostas 59 ações para Itaiópolis para serem executadas em um período de 4 anos e muitas delas já estão sendo implementadas a partir de 2011.

Segundo informações da secretária municipal, Carolina Gaio a liberação de recursos relacionados a projetos é de fundamental importância para a preservação do patrimônio, manifesta a intenção do Governo Federal em restaurar essas edificações. Estamos aguardando a liberação dos outros dois convênios, um deles direcionado ao inventário do patrimônio material, recursos culturais e naturais, propriedades rurais de interesse cultural e dados e fatos relacionados ao Caminho das Tropas no valor de R$ 142.903,36 e outro direcionado a requalificação do acesso principal ao Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu no valor de R$ 1.715.650,80 compreendendo desde o trevo até o término do asfalto do Morro Afonso Pieczarka.

Na última segunda-feira a secretária, Carolina Gaio e a chefe do Departamento de Cultura, Raquel Zanelatto participaram como convidadas da Oficina do Roteiros Nacionais de Imigração em São Bento do Sul. Na oportunidade, apresentaram o Plano de Ação de Itaiópolis para São Bento do Sul e Jaraguá do Sul que estão iniciando a elaboração de seus planos. Itaiópolis é tido como referência para os outros municípios pelo trabalho desenvolvido.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Itaiópolis