A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAIÓPOLIS CONSEGUIRÁ CUMPRIR AS 800 HORAS LETIVAS EM 2020

 

Neste mês de Agosto entrou em vigor em Itaiópolis a Resolução SME/CME nº 004/2020, que estabelece a Reorganização do Calendário Escolar do ano de 2020, em virtude da manutenção da suspensão das aulas presenciais diante da Pandemia, com a finalidade de cumprir as 800 (oitocentas) horas letivas anuais exigidas pelo Ministério da Educação, mesmo diante da atipicidade desse ano de 2020.

Produzida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte e aprovada em reunião on-line pelo Conselho Municipal de Educação ainda no mês de Julho, o documento foi impresso e repassado a todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino em envelopes contendo também uma pequena lembrança aos Professores e Diretores em reconhecimento ao esforço de todos e à dedicação aos seus alunos.

A nova Resolução foi produzida em atendimento às Orientações contidas no Parecer nº11/2020 do Conselho Nacional de Educação. Além dessas orientações, a Secretaria também se baseia nas orientações repassadas pela Federação Catarinense de Municípios –Fecam, pela Associação dos Municípios do Planalto Norte – AmplaNorte e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/SC, sempre baseando-se nas legislações em vigor e seguindo os protocolos emitidos pelos órgãos da Saúde de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus.

Diante da agilidade da Equipe da Secretaria e dos integrantes do Conselho de Educação ao tomar decisões e elaborar e aprovar documentos, normas e orientações conforme o ritmo das mudanças e das possibilidades que também se abriram com o ensino não presencial e o uso das tecnologias como, por exemplo, a contratação da Plataforma de Ensino “EadResolve”, Itaiópolis está se destacando entre os Municípios da Região do Planalto Norte na área da Educação, vindo a ser, dentre esses, o primeiro Município a fechar o ano letivo de 2020 cumprindo integralmente as 800 horas.

“Essa conquista se deve à competência da nossa equipe integrante da Secretaria, que se mostra pronta a auxiliar no que lhe compete e atenta às novas orientações que surgem e também aos nossos Diretores, Professores, Pais e Alunos, que mesmo num período desafiador como o que estamos vivendo se mostram interessados, comprometidos e preocupados em manter o ritmo educacional no período de isolamento. Graças aos esforços de todos vocês conseguiremos passar essa fase com bons êxitos. Sabemos que a educação não presencial não se compara à rotina presencial, mas todos dedicando o seu melhor agora evita-se maiores prejuízos depois”, pondera a Secretária Marlete Arbigaus.