Pedreira Bemara está legalizada

O Prefeito Municipal de Itaiópolis, Helio César Wendt, assinou nesta sexta-feira (05/03) uma Declaração que atesta a inexistência de alternativa técnica e local referente ao termo de compromisso com o Licenciamento Ambiental da Atividade de Mineraria da Pedreira Bemara.

Esta declaração, em nome do Prefeito e do Engenheiro Florestal Laerte Bonetes da Empresa Cavanhari Projetos Ambientais, ressalta que a Pedreira Bemara vem sendo utilizada a mais de 30 anos, desde a implantação da ferrovia que se encontra no limite oeste da pedreira, e a inexistência de alternativa técnica explica-se pela dificuldade de se encontrar outras áreas de lavras que forneçam material de qualidade igual ao da Pedreira Bemara. Outro fator são os impactos ambientais que seriam maiores em caso de novas aberturas do que na reativação de uma pedreira já existente. Com isso, ficou declarado ainda que não existe hoje outra pedreira em condições de ser utilizada próxima à Pedreira Bemara, o que demonstra a inexistência de alternativa técnica.

De acordo com Bonetes, 03 anos de trabalho de supervisão ambiental serão suficientes para reduzir ao máximo os impactos ambientais nessa região. Mas, a declaração também aponta a necessidade de abertura e regulamentação de uma ou mais pedreiras no futuro, para se atender às necessidades do Município, que possui mais de 2.600 quilômetros de estradas municipais e vicinais.

Como a população freqüentemente tem cobrado a melhoria das estradas, a reativação e legalização dessa pedreira ajudará a atender à demanda, mas é necessário ainda levar-se em consideração o tempo chuvoso e as condições precárias dos maquinários de posse da Prefeitura. No entanto, o Prefeito e sua administração estão se empenhando para agilizar as obras, mas pedem que a população também compreenda a extensão do Município e a dificuldade dos próprios maquinários em chegar a determinadas propriedades. "Infelizmente não podemos fazer todas as obras ao mesmo tempo, então temos que escolher, dentre tantas, as que são possíveis de trabalhar no momento e não por preferência.", ressalta Wendt.

No momento as obras estão sendo realizadas em algumas localidades , "o que não significa que as outras áreas não são importantes. Apenas que, pelas nossas condições, temos que optar pelo possível. Ou fazemos a obra por inteiro ou não fazemos, não dá pra deixar pela metade para depois voltar e terminar.", esclarece o Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, Guido Gilmar Tureck.

"O importante é que todos compreendam que a demanda é grande, o custo para consertar o maquinário é alto, para se conseguir verba é preciso projetos – os quais devem ser aprovados – e o tempo não está colaborando. No entanto, estamos trabalhando para que a situação seja revertida e estamos indo em busca desses recursos. Mas sabemos que uma pedreira só – regulamentada – ainda é pouco.", completa o Prefeito Helio César Wendt.

Colaboração é palavra-chave, bem como é importante a participação popular para que haja união e, enfim, soluções práticas. Afinal, como diz o ditado: "duas cabeças pensam melhor que uma". Mas várias em confronto não chegam a lugar nenhum.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis/SC