Cine Clube Paraguaçu, em Itaiópolis, terá sua sessão inaugural com o Assalto ao Trem Pagador

O curta metragem filmado no ano passado em Itaiópolis marcará a estréia do Cine Clube Paraguaçu nesta quinta-feira, 04/03, às 19:00 h no Centro Histórico de Paraguaçu. O Cine Mais Cultura é um programa do Ministério da Cultura para exibição de filmes com equipamento de projeção digital de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e a captação dessa idéia de criação do Cine foi realizada no ano de 2009 pelo Departamento de Cultura do Município de Itaiópolis.

De acordo com a Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer, Carolina Gaio, o cine é uma forma de aproximar o público itaiópolense, bem como os visitantes interessados, da cultura cinematográfica brasileira e regional e, é claro, dos clássicos já consagrados. "A idéia é valorizar a cultura apresentando filmes e documentários desde os clássicos aos mais inusitados, que tragam reflexão e conhecimento adicional ao público espectador", aponta Carolina.

"Há muita produção interessante realizada no Brasil, mas que, infelizmente, nós brasileiros não chegamos a ter acesso por não serem obras tipicamente comerciais", completa a Chefe do Departamento de Cultura Raquel Zanelatto. A escolha por Alto Paraguaçu para a exibição do cinema também não é em vão. Uma das razões do reconhecimento da cidade de Itaiópolis como histórica, é justamente o artefato cultural que se encontra em Alto Paraguaçu. "O lugar é atrativo, inspira cultura e é um marco do Município por ser um Núcleo Histórico tombado pelo IPHAN", ressalta a Secretária.

Para quem curtiu a idéia e gosta de cultura inteligente, mas não quer gastar, o Cine Mais Cultura em Itaiópolis é uma ótima pedida. As sessões são gratuitas  e exibidas todos os domingos, sempre às 16 horas, no Salão Hugo Dylla em Alto Paraguaçu. O espaço também será disponibilizado para as escolas, uma vez por semana. A inauguração é nesta quinta-feira, não perca!

Secretaria Municipal de Indústria, comércio, Turismo e Lazer –

Departamento de Cultura