Itaiópolis solicitou e recebeu os recursos para construir 04 poços artesianos e recapear a Duque de Caxias no início de 2010

Os Ministérios da Integração Nacional e das Cidades repassaram nesta semana o total de R$ 243.200,00 ao Município de Itaiópolis, que está inserido no Programa Território da Cidadania do Governo Federal. Desse valor, R$ 145.000,00 foram cedidos pelo Ministério da Integração para a perfuração de quatro poços artesianos nas localidades de São Pedro, São João, Rio da Areia e Moeminha e RS 98.200,00 foram cedidos pelo Ministério das Cidades para recapeamento asfáltico da Rua Duque de Caxias.

O Prefeito Municipal, Helio César Wendt, informa que esses recursos foram cedidos ao Município mediante cadastramento no Portal dos Convênios por intermédio do Departamento de Habitação, na pessoa do Chefe deste Departamento, Francisco Antonio Pinotti, o qual recorreu aos dois Ministérios em outubro deste ano. Ao da Integração Nacional em virtude das dificuldades que Itaiópolis vem enfrentando, devido às constantes variações climáticas com período de estiagem alternado com outro de muita chuva, o que vem prejudicando em muito a economia local.

“Fez-se necessário, portanto, uma intervenção de modo a prevenir e em alguns casos remediar esta delicada situação, em que as comunidades sofrem tanto com a falta de água na estiagem, o que compromete também a produção agrícola, quanto nos períodos chuvosos, em que as estradas, pontes e bueiros se tornam intransitáveis.”, declara o Prefeito. Em consideração a todos esses fatores, “a perfuração destes quatro poços artesianos, irão contribuir de forma significativa para a prevenção desses desastres.”, destaca também o Chefe do Departamento de Habitação, Francisco Antonio Pinotti.

Quanto ao recapeamento asfáltico da Rua Duque de Caxias, pelo mesmo modo e motivo o Departamento de Habitação cadastrou a proposta no Ministério das Cidades solicitando os recursos para recuperar a pavimentação, a princípio desta rua, por esta ser rota de acesso ao centro da cidade. “A intenção é um melhor tráfego tanto da própria população Itaiopolense que faz uso desta rua diariamente quanto dos visitantes que vêm conferir a riqueza cultural do nosso Município”, ressalta Pinotti, que também aponta o valor histórico e paisagístico de Itaiópolis que atrai muitos visitantes durante todo o ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, os recursos para ambas as obras já estão empenhados pelos órgãos cedentes aguardando apenas o oficio para a liberação do processo licitatório, o que dará, assim, seqüência ao cronograma de execução, uma vez que os recursos também são cedidos apenas por etapas. Para a perfuração e colocação dos equipamentos de bombeamento, rede redutora, base, entre outros, na implantação dos poços será realizada ainda a contratação de empresa especializada. “Considerando, então, que todas essas etapas demandam tempo, a execução propriamente dita das duas obras será realizada no início do próximo ano.”, avisa o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Raul Ferreira.