Com Plano de ação concluído agora Itaiópolis espera apenas os recursos

A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer concluiu essa semana a última parte do Plano de Ação das Cidades Históricas. Elaborado pela equipe da Secretaria composta pela Secretária Municipal Carolina Gaio e pelos Chefes de Departamento de Cultura Raquel Zanelatto e Baltasar Andruchewicz, com apoio do arquiteto Dilson Jorge Bastech e assessoria da Superintendência do IPHAN/ SC, o Plano de Ação é um instrumento de planejamento para a gestão do patrimônio cultural para os próximos quatro anos.    

Quanto à importância do título de Cidade Histórica para o município, merece destaque o fato de Itaiópolis estar entre as cinco cidades catarinenses que estão participando do PAC das Cidades Históricas, “o que realça o reconhecimento da importância do patrimônio histórico do nosso município”, ressalta a Secretária Municipal Carolina Gaio. As outras cidades são: Joinville, São Francisco de Sul, Florianópolis e Laguna. 

Quantos às conseqüências futuras para Itaiópolis, a Secretária Carolina Gaio também comenta sobre a possibilidade de investimentos financeiros, “pois a partir das definições das necessidades locais serão alocados recursos do Governo Federal”, informa ela. Esses recursos são direcionados não apenas à preservação do patrimônio, mas também para a eliminação de problemas que dificultem o desenvolvimento social e econômico a partir da historicidade e cultura local. “Podemos ser contemplados, por exemplo, com recursos para saneamento e pavimentação.”, assegura Carolina. 

O título de "Cidade Histórica" foi conferido ao Município de Itaiópolis pelo Ministério da Cultura e se deve pela cidade possuir o Bairro de Alto Paraguaçu tombado pelo IPHAN como Núcleo Urbano.

Atualmente, além do Paraguaçu, Itaiópolis possui também o tombamento individual da Igreja Santo Estanislau (Federal e Estadual), da Casa Polaski (Federal), da Igreja São Pedro e São Paulo na Moema (Federal) e da Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Municipal).