Orquestra Sinfônica de SC marcará a abertura da Festa do Boi e Frango Ralado no Espeto este ano

Está se aproximando a XVII Festa do Boi Ralado no Espeto e I Festa do Frango Ralado no Espeto em Itaiópolis. A Associação Empresarial do Município e a Secretaria de Ind. Com. Tur. e Lazer informam que a festa se realizará nos dias 23, 24 e 25 de outubro em Alto Paraguaçu, com uma grande e especial abertura a ser realizada pela Orquestra Sinfônica de SC.

Por isso, fica o convite para os três dias de festividades e especialmente para a apresentação de abertura, uma grande oportunidade cultural que o Município está tendo, ao receber a Orquestra Sinfônica de SC para este evento no dia 23.  A oportunidade é realmente grande, uma vez que a OSSCA costuma se apresentar em circuitos de vários dias e não em apresentações únicas como essa, e especialmente por ser essa a primeira apresentação sinfônica de tão grande porte a ser realizada ao vivo em Itaiópolis.

O Maestro José Nilo Valle já esteve no Município para conhecer o local do evento e acertar os detalhes técnicos para o grande dia e, na ocasião, em entrevista para a rádio local Aliança FM 87, 9 ele destacou estar contente pelo convite e bastante ambientado com o local. “Estamos convidados e com muito orgulho, porque nossa presença aqui é cultural e já estou em casa aqui em Itaiópolis. Aliás, quando eu entrei na cidade já vi a ordem e o progresso estampado na cara da cidade e a receptividade das pessoas. Senti uma grande ‘liga’ com Itaiópolis.”

O maestro ainda promete trazer uma noite inesquecível para o público que for prestigiar a sua regência, com algumas músicas selecionadas de repertório popular, clássico e também polonês, em consideração à cultura polonesa bastante influente na cidade, e abre uma oportunidade a quem quiser se apresentar com a orquestra nesse dia 23 de outubro em Itaiópolis: “As pessoas que tiverem algum talento musical e possuam instrumentos de orquestra como flauta, clarinete ou até mesmo saxofone estão convidadas para tocar conosco a valsa ‘Primavera’.”

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) foi criada pelo próprio Maestro José Nilo Valle, também diretor artístico e regente, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto e do Governo do Estado de Santa Catarina. Mas sua estréia oficial se deu somente em novembro de 1993, quando estabeleceu o Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, como sua sede.

Desde então, o objetivo principal da OSSCA foi o de implantar uma gradativa tradição sinfônica e o de produzir espetáculos operísticos e de balé, além da responsabilidade assumida pelo Maestro de investir na formação de músicos e de público. “Uma tarefa assumida e realizada com muita determinação ao longo desses 16 anos”, assume Valle.

Ao longo de sua trajetória de sucessos, a orquestra já ofereceu ao seu público temporadas anuais gratuitas, sempre associadas a campanhas sociais, desenvolvidas por fundações de assistência social e pelo Grupo RBS. A partir de 2007 vem também se apresentando em circuitos em todo o estado, associado ao “Circuito Catarinense de Orquestras”. Já contou com a participação de diversos artistas catarinenses, nacionais e internacionais, tais como Pablo Rossi, Artur Moreira Lima, Eudóxia de Barros, Margarita Luongo, e Edino Krieger, entre outros e ainda demonstrou sua versatilidade e inovação em parcerias com artistas do repertório popular nacional como Renato Borghetti, Oswaldinho do Acordeon, João Bosco, Yamandu Costa e com a Banda Dazaranha.

Com todo esse repertório e por sua contribuição cultural na área da música, a OSSCA e sua direção artística têm recebido manifestações de homenagem do povo catarinense e o reconhecimento do Governo do Estado de Santa Catarina. E para finalizar o currículo, além das leis de utilidade pública municipal e estadual, a orquestra foi recentemente considerada pelo Legislativo Catarinense como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina” (Lei 14.788 de 21/07/09).

Em Itaiópolis, a apresentação será uma oportunidade única de apenas um dia, para a ocasião da abertura da Festa do Boi e Frango Ralado no Espeto e Valle ainda ressalta que “O importante é que as pessoas venham assistir e não tenham medo quanto à roupa apropriada para a ocasião. O que eu quero é trazer um pouco da minha experiência, da minha arte, para vocês.”

Então, não perca essa oportunidade e venha conferir esta bela apresentação dia 23 de outubro às 19:00 h em Alto Paraguaçu.

Um convite da Associação Empresaria de Itaiópolis e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer.