Sexta-feira foi dia de Mobilização

Quinta-feira, dia 24 de setembro, foi o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração sexual Infanto-juvenil. Para não deixar esta data passar em branco, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaiópolis organizou uma mobilização em conjunto com a Guarda Mirim e com o Conselho Tutelar do Município nesta sexta-feira, dia 25 de setembro. A mobilização ocorreu no Calçadão Papa Pio XII com a iniciativa de um grupo da Secretaria, formado por Assistentes Sociais e Psicóloga, disposto a repassar informações de como se deve agir e  auxiliar as crianças e adolescentes  a evitarem qualquer forma de violência, abuso ou exploração sexual.  Dúvidas, sugestões e denúncias também foram atendidas pelo grupo, que contou com a ajuda da Guarda Mirim e agentes do Conselho Tutelar na entrega de panfletos à população em outras localidades.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Angela Maria Linzmeier, responsável pela proposta de mobilização em Itaiópolis, esteve presente também nas escolas do Município fazendo o seu repasse da campanha e vê essa iniciativa como um primeiro passo para se estar mais atento aos direitos da Criança e do Adolescente. “Atitudes como essa, que promovemos, são importantes não apenas para evitar a manipulação infanto-juvenil e educar a população para agir, mas para mostrar que não fechamos os nossos olhos para os direitos das nossas crianças e adolescentes e estamos dispostos a denunciar qualquer agressão ou desrespeito a esses direitos.”, explicita Angela.

            A mobilização cessou às 18:00 horas, mas a intenção é que o apelo permaneça na consciência de cada um que recebeu as informações ou leu atentamente o panfleto da campanha.