DAP garante participação em programas habitacionais para famílias da área rural

Na quarta-feira, dia 09 de setembro, moradores da área rural de Itaiópolis se reuniram com o Chefe do Departamento de Habitação do Município para saber como participar dos programas habitacionais oferecidos pelo governo federal. A reunião foi pela manhã, no Salão Nobre da Prefeitura e contou com uma palestra ministrada pelo representante da Epagri e Extencionista Rural, Ênio Frederico Cesconeto, que discorreu sobre a importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf, conhecida também como DAP. Essa declaração é necessária a todas as pessoas que moram nas áreas rurais e que desejam participar dos projetos habitacionais oferecidos pelo governo. Porém, a mesma só é emitida àquelas pessoas que moram em áreas rurais cuja renda bruta anual não ultrapasse a R$10 mil, ou seja, se a renda total bruta da família ultrapassar a R$ 833,33 por mês, o morador rural não pode se cadastrar em programas habitacionais do governo federal.

A declaração de Aptidão ao Pronaf, ou DAP, é emitida pela Epagri e serve como um controle para o Departamento de Habitação do Município disponibilizar o cadastramento a programas habitacionais às famílias da área rural.

Portanto, quem mora na área rural do município e ficou interessado em participar dos programas habitacionais oferecidos pelo governo, mas ainda não possui essa Declaração, vá até a Epagri, que fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 193 e peça para fazer o seu cadastro na DAP.

A declaração de Aptidão ao Pronaf é emitida na hora e isso porque é feita por meio de um portal na internet diretamente linkado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Depois disso é só ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, com a declaração em mãos, e fazer outro cadastro, com o Chefe do Departamento de Habitação, Francisco Antonio Pinotti, também conhecido como Tony. Mas desta vez para participar dos programas federais de habitação.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social fica localizada na Rua Coronel Antônio Correia, n.º 200 – na parte superior da antiga loja de bicicletas do Sr. Crispim – em frente à lateral da Biblioteca Pública.