Secretaria do Desenvolvimento Social promove Curso e Terapia da Pintura em Itaiópolis

O curso de pintura em emborrachados ministrado no Município de Itaiópolis entre os dias 25 a 27 de agosto por uma Artista Plástica Mafrense foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e não só ofereceu uma oportunidade de renda extra como funcionou como terapia.

A pintura em emborrachados foi realizada no Centro Comunitário Lucena, com um grupo de 14 mulheres, integrantes do Clube de Mães e beneficiárias do Programa Bolsa Família e, além de ser uma condicionalidade para que as famílias continuem recebendo o benefício, é também uma iniciativa para capacitar as pessoas a utilizarem a arte do artesanato como fonte de renda e de lazer.

Além da proposta de uma nova fonte de renda, "a pintura funciona também como uma terapia que preenche o tempo ocioso dessas mulheres e eleva a auto-estima delas, uma vez que revela novas capacidades", destacou a professora responsável pelo curso.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ângela Maria Linzmeier, esteve visitando o grupo de novas pintoras em uma quarta-feira, 26 de agosto, e pode ver de perto o trabalho que estava sendo desenvolvido. "Dentre essas mulheres que participaram do curso no Bairro Lucena, há tanto aquelas que já possuíam experiência com a pintura há algum tempo, como aquelas que nunca haviam pego em um pincel e mesmo assim as pinturas surpreenderam devido ao empenho de cada uma e, principalmente, pelo prazer que elas demonstravam em pintar", comenta.

De acordo também com Ângela, a proposta é levar esse formato de curso profissionalizante adiante com este grupo em Lucena, uma vez que este possui duração de apenas três dias, bem como se pensa na possibilidade de oferecê-lo a outras comunidades do Município em breve. "Tanto por ser uma forma de lazer quanto de renda extra para aquelas pessoas que quiserem comercializar seus trabalhos posteriormente.", completa a Secretária.

Os trabalhos, tapetes emborrachados, confeccionados pelo grupo de Lucena foi doado ao Clube de Mães. Estes tapetes não puderam ser comercializados por elas devido aos recursos materiais serem fornecidos por meio de fundos disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Após o curso, porém, elas estão aptas a comercializarem com seus próprios recursos os trabalhos que vierem a fazer, segundo também a Ângela.

O curso é de capacitação e possui certificado após o seu término. Novas interessadas (os) podem contatar a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Maria Linzmeier, na secretaria, para que possa ser feita uma estimativa para a abertura de novos grupos no Município. A secretaria localiza-se na Rua Coronel Antônio Correia, nº.200 – na parte superior da antiga loja de bicicletas do Sr. Crispim.