Itaiópolis está entre as 121 Cidades Históricas do Brasil

O título de "Cidade Histórica" foi conferido ao Município de Itaiópolis pelo Ministério da Cultura e se deve pela cidade possuir o Bairro de Alto Paraguaçú tombado pelo IPHAN como Núcleo Urbano. Além de Itaiópolis, as outras cidades de SC reconhecidas como históricas são: São Francisco do Sul, Joinville, Laguna e Urussanga.

A Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer, Carolina Gaio, esteve em capacitação do IPHAN semana passada para a elaboração do Plano de Ação das Cidades Históricas que deverá estar concluído até novembro de 2009. "Esse plano é um instrumento de planejamento do patrimônio cultural e diagnosticará nossas prioridades e as necessidades de investimentos", explica Carolina.

Para a elaboração desse plano a Secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer se reuniu com os membros do Conselho do Patrimônio Cultural na quinta-feira, dia 20 de agosto, para a formação de um comitê. Doze pessoas da comunidade integram esse Conselho, entre técnicos em restauro, engenheiro, arquiteto, advogado, três secretários municipais e demais pessoas envolvidas com a cultura local. Em breve sairá também o PAC das cidades históricas, cujos investimentos estão previstos para essas 121 cidades.

Atualmente, além do Paraguaçú, Itaiópolis possui também o tombamento individual da Igreja Santo Estanislau (Federal e Estadual), da Casa Polaski (Federal), da Igreja São Pedro e São Paulo na Moema (Federal) e da Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Municipal).