Projeto Operações Coletivas pode beneficiar 11 famílias em Itaiópolis

 

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Departamento de Habitação do Município de Itaiópolis pretende entregar 11 casas às famílias cadastradas no Projeto Operações Coletivas, que possui verbas provenientes do FGTS e o mesmo constitui-se fundo perdido.

O projeto teve início em abril de 2009 e passou por diversas etapas, como o cadastramento das famílias beneficiárias, coleta de documentação, duas reuniões (sendo uma no perímetro urbano e outra no rural), estudo sócio-econômico, fotografia e, recentemente, o georreferenciamento do terreno, onde as casas serão construídas. Das onze famílias cadastradas, três pertencem ao perímetro urbano e oito ao perímetro rural. As casas variam entre 42 e 53 m² e, para ganho de tempo, as plantas já aprovadas pela Caixa provêm da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de SC – FETAESC.

Segundo o Departamento de Habitação do Município, os documentos coletados ainda estão em processo de encaminhamento para a Caixa Econômica Federal em Joinville, onde serão avaliados por um grupo técnico da Caixa. Caso todos os integrantes do grupo, as onze famílias, forem contempladas com a casa própria, retornará ao Município R$ 97.100,00 para a compra de materiais de construção no comércio local.

O próximo passo é a assinatura do contrato, após disponibilidade orçamentária do FGTS, entre beneficiário e Caixa Econômica, prevista no prazo de dois meses – agosto/setembro.  Após contrato assinado, tem-se três meses para construir. "A meta é para em Dezembro todas essas famílias estarem em suas residências, se tudo correr bem", afirma o Chefe do Departamento de Habitação, Francisco A. K. Pinotti.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação esclarece apenas que o dinheiro disponibilizado pela Caixa não fica em domínio do Departamento de Habitação, sendo que é repassado diretamente à família beneficiária, mediante abertura de conta-poupança.