Prevenção de inseto nos pomares foi tema de reunião

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Wilson José Linzmeyer, representando o prefeito de Itaiópolis, Ivo Gelbcke, participou na última terça-feira (11) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis de uma reunião sobre uma mariposa nativa da Europa e Ásia que já se espalhou por diversos países (Cydia pomanella). O encontrou promovido pela Cidasc, contou com a participação de engenheiros agrônomos e fruticultores.

De acordo com o palestrante, engenheiro agrônomo Gabriel Claubino Schulli, o problema sanitário da Cydia pomonella, somente existe em Lages e Vacaria, e que o encontro é para promover uma prevenção da doença.

Segundo ele, esse problema não existe em Itaiópolis e região, mas é necessário a prevenção, pois se um pomar for atacado pela Cydia pomonella, a causa serão danos irreversíveis, chegando a atingir de 80 a 100% da produção de maçã e até 60% da pêra.

Para o engenheiro agrônomo da Regional da Cidasc em Mafra, Gilberto Gava, o processo de prevenção não é tão simples, necessitando do acompanhamento de técnicos da área. "O importante será promovermos o cultivo de produtos de qualidade e com certificado de livres da Cydia pomonella, para tanto precisaremos realizar este acompanhamento nas propriedades produtoras de frutas", enalteceu.

Participaram da reunião os integrantes da Cidasc, Rodolfo Zipperer (Canoinhas) e o responsável da Área de Defesa Vegetal, José Evilásio Jungles.