Prefeito participa de lançamento junto com Ministro Gilberto Gil

Itaiópolis está entre os 20 municípios catarinenses beneficiados com o Roteiro Nacional de Imigração

Uma comitiva de Itaiópolis, formada pelo prefeito Municipal, Ivo Gelbcke e demais autoridades municipais, além dos grupos folclóricos, Viezy Polskie (polonês) e Rania Virnetsia (ucraniano) participaram do lançamento dos Roteiros Nacionais de Imigração, na tarde de segunda-feira (27), no pequeno sítio da família Tribess, na zona rural da cidade de Pomerode, escolhida como exemplo de uma propriedade que irá compor o roteiro. Na oportunidade os grupos itaiopolenses se apresentaram para o Ministro da Cultura, Gilberto Gil e demais autoridades presentes.

Na ocasião foi assinado o termo de cooperação entre os ministérios da Cultura, do Turismo e do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado, Prefeituras Municipais, e SEBRAE. Inicialmente o roteiro engloba, 20 cidades catarinenses, sendo Itaiópolis o representante da colonização polonesa e ucraniana. A cargo das administrações municipais fica a obrigação de adequar as leis municipais de preservação da cultura de seus colonizadores e o Governo Federal, vai destinar R$ 400 mil para investimento na capacitação de pequenos agricultores para o turismo rural. Incluídos na parcela de investimento do Governo Federal, estão os ministérios da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Agrário.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi o idealizador do projeto Roteiros Nacionais de Imigração. Junto com seu lançamento foi inaugurado o conceito de paisagem rural. A intenção é de que, com o projeto, sejam preservadas, além das casas coloniais, também as paisagens localizadas na propriedade.

O diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização, Dalmo Vieira Filho percebe em Itaiópolis um espaço muito rico das colonizações, polonesa e ucraniana, e que o Roteiro Nacional de Imigração vai proporcionar um olhar diferenciado ao contexto de imigração. Segundo ele, o patrimônio não preserva o passado mas tem a finalidade de manter o legado para o futuro.

O prefeito Ivo Gelbcke, considerou o evento como um ponto importante para o desenvolvimento da cultura originária em Itaiópolis. “As apresentações artísticas dos nossos grupos folclóricos foram belíssimas”, acrescentou. O prefeito pode desfrutar da companhia do Ministro Gil, já que sentou ao seu lado para assistir uma das apresentações. “Ele é uma pessoa muito simples e acessível, que além de tudo entende de cultura e busca incentivar ações que tenham como sentido, o resgate da cultura brasileira como um todo”, destacou.