Contabilistas se reuniram para debater a escrituração dos sistemas contábeis

O próximo encontro acontece nos dias 13 e 14 de setembro para conclusão do tema Escrituração dos Sistemas Contáveis

Numa iniciativa da Ampla Norte em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaiópolis, aconteceu nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), mais um encontro para discussão e aperfeiçoamento dos profissionais da área contábil da região e demais interessados que estão participando do Curso de Contabilidade Pública. Nessa etapa o tema foi a Escrituração dos Sistemas Contábeis, os quais envolvem o orçamento, patrimônio, compensação e financeiro. Como palestrante, o auditor de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Luiz Carlos Wisintainer. Em se tratando de um assunto extenso, haverá um novo encontro nos dias 13 e 14 de setembro para conclusão do tema.

Para o contador, João Stédile, da Prefeitura Municipal de Santa Cecília, o curso, sem dúvida, vai reforçar o trabalho que ele desempenha no setor contábil. "O contabilista, muitas vezes, trabalha num sistema e o sistema efetua os resultados. Aqui, no curso, estamos aprendendo na prática como chegamos a esse resultado", afirmou Stédile.

O presidente do Instituto de Previdência do Município de Itaiópolis, Jair Hirth, considera o curso muito proveitoso. Segundo ele, as palestras estão trazendo um aperfeiçoamento nos conhecimentos do profissional da área pública, nas atividades do seu dia-a-dia.

Para a técnica contábil da Câmara Municipal de Mafra, Cleidemar Kamienski, esse encontro foi muito importante, já que está tratando de assuntos, como o sistema financeiro, orçamentário e patrimonial. "O palestrante é muito bom, está trazendo informações mais detalhadas e no sentido prático auxiliando nas atividades diárias", considerou Cleidemar.

O secretário de Fazenda e Planejamento, Zaqueo Rogério Francez, parabenizou a iniciativa da Ampla Norte pela realização do curso e também, os prefeitos e presidentes de Câmaras e demais entidades, as quais liberaram os servidores para a participação. "Com certeza esse curso irá contribuir no dia-a-dia, nas atividades internas.

O secretário afirmou a importância deste curso e a necessidade de atualização constante na área contábil. Sendo assim, sugere que no ano que vêm, a Ampla Norte realize um curso de longa duração para os controladores internos. Tal atribuição apresenta atualmente uma carência enorme de domínio das práticas nas diversas áreas de atuação no controle interno.

Segundo o prefeito Municipal, Ivo Gelbcke, os espaços da Prefeitura estão a disposição para cursos como este, que vão trazer muito conhecimento aos participantes e sendo assim, irão promover uma melhor qualidade no desempenho das administrações municipais. Estão participando os municípios de Bela Vista do Toldo, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Porto União Santa Cecília, Santa Terezinha e Três Barras.