Concurso de Poesia integra ações do Bolsa Família em Itaiópolis

A Prefeitura Municipal de Itaiópolis e a coordenação do Bolsa Família no município, estão promovendo o concurso Recital de Poesia para alunos beneficiários do programa. O objetivo é desenvolver a leitura através da linguagem poética para crianças e jovens que recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Os participantes serão orientados a pesquisar autores conhecidos, criar suas próprias poesias, declamar com entonação e ritmo. Tudo isso valorizando a cultura literária brasileira.

O concurso terá duas categorias, anos iniciais do ensino fundamental e anos finais, também, do ensino fundamental. Cada escola representada fica responsável pela eliminatória em seu estabelecimento de ensino. As fichas de inscrições deverão ser entregues, pela escola, no setor de Bolsa Família da prefeitura até o dia 30 de agosto. A final acontece no mês de outubro, a dia ainda não foi definido.

A avaliação será feita por um corpo de jurados que vai analisar a desenvoltura, entonação, ritmo, coordenação motora, presença cênica e caracterização. Segundo a representante do Bolsa Família, Karin Kuyavski, como prêmio, o vencedor de cada categoria ganhará uma bicicleta.

O prefeito municipal, Ivo Gelbcke, salientou a importância do concurso como uma forma de promover a leitura e a criatividade dos alunos. "Envolver crianças e jovens em um concurso de poesia é oferecer uma oportunidade de desenvolvimento de atitudes saudáveis e de auto confiança no contexto social e cultural", disse.

Para participar é necessário:

– que o participante esteja matriculado na escola municipal ou estadual do município;

– a família deve estar em dia com todas as condicionalidades do Programa cadastro, saúde e educação;