Prefeitura realiza entrega de 120 mil mudas de cebola

A administração municipal realizou, na quarta-feira (18), nos canteiros da Prefeitura Municipal de Itaiópolis, a entrega de 120 mil mudas de cebola/cabeça. A expectativa do secretário de Agricultura, Vilson Lizmeyer e do Chefe de Departamento da Agricultura, Vildegar Correa, é de que 250 pessoas sejam beneficiadas com a ação.

Segundo o responsável pelos canteiros, Hélio Msgaliski, que há 9 anos exerce essa função, a iniciativa de entrega das mudas é muito importante no incentivo a produção de alimentos para o consumo. Com uma produção voltada para atender as necessidades do hospital e das creches municipais, a horta apresenta uma grande quantidade de hortaliças e verduras.

Ao falar da produção, Vildegar esclareceu que, às vezes, acontece de a demanda ser maior que a necessidade das instituições abastecidas. E que nesse caso é feita a entrega dos produtos da horta à comunidade. Neste dia, além das mudas de cebolas, foram doadas mais 25 mil mudas de alface, brócolis, repolho, beterraba e couve-flor.

A dona de casa, Clarinda Tiburski Pinheiro, moradora da Cohab Bom Jesus, recebeu seu maço de mudas e disparou agradecimentos. Ela considera importante a distribuição, já que vai refletir numa diminuição de gastos com o mercado. "Adoro plantar na minha hortinha e essas mudas vão me ajudar no sustento da casa", revelou.

Para Maria Reichardt, também dona de casa, as mudas são de ótima qualidade. Conta que no ano passado recebeu as mudas e a produção foi muito boa. O agricultor, Francisco Padilha também aproveitou a oportunidade, já que não semeou cebola este ano. Segundo ele, em novembro as cebolas já estarão fazendo parte das refeições da família.