Cultura ucraniana tem preservação em Itaiópolis

Itaiópolis – Um município voltado para a colonização ucraniana com muitas famílias ainda remanescentes diretamente dos povos do continente asiático, assim é a cultura de Itaiópolis, que apresenta diversas etnias com miscigenação em polonês e ucraniano.

Toda manifestação cultural a esse respeito atrai a atenção de jovens que buscam o entendimento sobre suas raízes e se sentem motivados a aprender técnicas milenares sobre os costumes dos povos ucranianos. É o caso da tradicional pintura de ovos.

A Casa da Cultura está desenvolvendo o Projeto de Oficinas como o tema Resgatando a Cultura Pêssanka que nada mais é do que a pintura na casca de ovos, de galinha ou de avestruz, com desenhos que representam símbolos históricos para a cultura ucraniana. Atualmente 60 alunos, do ensino complementar, participam das oficinas, que têm o apoio da Secretaria Municipal da Educação. O período de aprendizado sobre a teoria, os significados de cada desenho e a forma com que são aplicados na confecção dos arranjos ornamentais no ovo é de dois meses. São três turmas de 20 estudantes cada, explica a diretora da Casa da Cultura, Raquel Zanelatto.

As aulas são ministradas pelo professor Mauricio Linécia, que é um artista plástico bastante conhecedor da cultura ucraniana, da teoria e prática da pintura de ovos, a técnica Pêssanka, tendo já apresentado sua obra envolvendo a cultura Pêssanka na capital Florianópolis e atualmente se prepara para expor no Paraguai, no próximo mês. Ele usa cera de abelha e anelina para pintura dos ovos. O professor é um dos moradores na localidade da Iracema, interior de Itaiópolis, onde há um grande número de ucranianos sendo que a cultura de pintar ovos e presenteá-los a quem se admira é um ritual tradicional entre eles. “Não é só no período da páscoa. É todo ano”, salienta Raquel Zanetto.

Cultura Polonesa – A Casa da Cultura disponibilizou uma sala para que a Associação Polonesa Wiezy Polskie, que na tradução para o português significa Laços Poloneses, realizasse a confecção de artesanato polonês visando a comercialização em prol da Associação. Interessados em maiores esclarecimentos poderão procurar a professora Amanda Semmer Wielewski, na quinta-feira, à tarde, na Casa da Cultura.