INCLUSÃO DE ITAIÓPOLIS NO GT TURISMO RELIGIOSO

Em março deste ano, o Prefeito José Heraldo Schritke encaminhou um oficio solicitando a apreciação do Secretário Estadual de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, Felipe Mello, para a inclusão do Município de Itaiópolis no GT (Grupo de Trabalho) do Turismo Religioso, que é ligado à Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte. O GT se define como um grupo consultivo-propositivo que tem por finalidade identificar e discutir questões estratégicas relativas ao turismo religioso, de maneira a subsidiar a elaboração de políticas públicas ou o desencadeamento de ações necessárias para o desenvolvimento desse segmento turístico em Santa Catarina.

A recepção do Grupo iniciou no dia 24 o grupo, na Casa Polaski, localizada em Alto Paraguaçu, pela Associação Cultural Polonesa, com o Grupo de Teatro Górale, que apresentou o espetáculo “Lembranças da Polônia”.

A peça teatral foi resultado do trabalho em parceria entre Universidade do Contestado de Mafra, Prefeitura Municipal de Itaiópolis e Associação Cultural Polonesa. Objetivando o resgate da história da vinda dos imigrantes eslavos, a peça emocionou os visitantes, envolvendo-os num ritual natalino, a “Kolenda”, vivenciada pelos atores e pelo publico.

No dia 25 de novembro, no município de Itaiópolis, em Alto Paraguaçu, aconteceu a Reunião e Visita Técnica do GT de TURISMO RELIGIOSO do Estado de Santa Catarina com a participação de representantes dos Municípios de Nova Trento, Angelina, Brusque, Jaraguá do Sul e Nova Veneza. Na ocasião foi oficializada a inclusão do Município de Itaiópolis, através da coordenação Estadual do GT, no roteiro religioso do Estado de Santa Catarina.

Senhor Eluisio Voltolini, coordenador do GT, afirmou a importância da inclusão de Itaiópolis no Roteiro não só por seus aspectos religiosos, mas também por suas particularidades culturais.

Para tanto,segundo Eluisio, é preciso a identificação do perfil do turista, valorização e preservação da identidade cultural, o fortalecimento dos seus costumes, manifestações, artesanato, folclore, cursos de formação, Planejamento Turístico Municipal, visando envolver e sensibilizar a comunidade local para a importância do turismo através de palestras, divulgação em rádio, oficinas, gincanas e eventos para entretenimento, de forma que a comunidade se engaje na elaboração e execução do projeto de turismo e crie a consciência turística necessária.

Considerando o potencial turístico religioso e cultural de Itaiópolis, a inclusão do município através da Romaria de Iracema e demais manifestações religiosas trará maior visibilidade e consequentemente recursos e investimentos ao patrimônio religioso do município.

O Estado possui um potencial para o turismo religioso de abrangência nacional e internacional que estão sendo articulados em conjunto pelos membros do GT, com a participação de Itaiópolis no Grupo, não somente o município, mas a região, que também faz parte do Roteiro Caminhos do Contestado, ganha visibilidade em âmbito nacional.

A visita Técnica abrangeu a Paróquia Santo Estanislau, localizada no Núcleo Histórico Alto Paraguaçu, a Paróquia Sagrada Família em Iracema, almoço com culinária típica no Restaurante do Julinho, apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano “Ucrainska Duchá” (Alma Ucraniana) e um café com bolos e pães tradicionais da culinária ucraniana na Casa das Irmãs Ucranianas “Servas de Maria Imaculada”.

Retornando de Iracema, a visita ao Centro de Recepção de Visitantes, para conhecer o artesanato de tradição cultural, as pêssankas e bordados ucranianos.

Finalizando o roteiro, o grupo foi conduzido até a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa com uma breve audição de canções de Natal, pelo padre João Francisco de Oliveira, no órgão de tubos recentemente restaurado pela paróquia. A construção da nova igreja matriz, também fez parte da visita.